Instituto Religare iniciou suas atividades com o objetivo especifico de suprir uma demanda identificada ao longo de um processo de 15 anos de trabalho, para a inserção social e cultural de jovens que cumpriam medida sócio educativa. Partindo da experiência vivida com esse público, sobreveio a necessidade em dar continuidade ao trabalho após o cumprimento da medida. Criou-se assim, o Instituto Religare, um espaço para receber os jovens egressos e experiênciar com eles o fazer artístico e o viver em sociedade. Após alguns anos de vivência com o grupo inicial, partimos para a experiência de união com jovens de baixa renda que vinham de diversas comunidades, regiões de alto risco, em busca do fazer artístico. A experiência foi muito bem sucedida. Nosso grupo inicial tem hoje uma apropriação crítica e criativa dentro das atividades com eles desenvolvidas. Ganharam competência cultural e agem como multiplicadores. Hoje somos um centro de encontro, estudo e difusão da cultura, dando continuidade ao atendimento de nosso foco inicial.

RELIGARE - não implica credos, rituais ou instituições. Não implica fiéis e infiéis. Implica basicamente re-conectar-se, com a vida, com o mundo, com o todo. E com seu vizinho.


quinta-feira, novembro 25, 2010

OFICINA COM JOÃO DAS NEVES

CIA. PAULICEA DE TEATRO EM PARCERIA COM O PONTO DE CULTURA DO RELIGARE OFERECE OFICINA GRATUITA COM JOÃO DAS NEVES

A Companhia Paulicea da Cooperativa Paulista de Teatro realizará de 24 a 28 de novembro a oficina “A ANÁLISE DO TEXTO E DIREÇÃO TEATRAL” com o autor e diretor teatral João das Neves.
A oficina é indicada para atores e diretores (amadores ou não) e terá um total de 20 horas dividida em cinco encontros e acontecerá no espaço do Instituto Religare na Barra Funda.
SOBRE A OFICINA
“A oficina vem atender à crescente demanda de jovens diretores e grupos teatrais, carentes de uma ferramenta eficaz e de fácil utilização em seu dia a dia do fazer do teatral. O nível de excelência atingido pelos principais grupos teatrais brasileiros, que os tem projetado nacional e internacionalmente, é hoje uma justa aspiração de grupos em formação ou com pouca experiência. Quer sediados em locais com pouco ou nenhum acesso a informações indispensáveis, quer na periferia dos grandes centros. Todos que desejarem se aprimorar artisticamente tem nessa oficina um instrumento indispensável para atingir seu objetivo.
A oficina utilizará como base de estudo os clássicos: “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; “Os Fuzis da Senhora Carrar”, de Bertolt Brecht; “O Último Carro”, além do livro “A Análise do Texto Teatral”, esses últimos de autoria de João das Neves.
Será oferecido gratuitamente a cada aluno que completar a oficina um exemplar de “O Último Carro”.

SOBRE JOÃO DAS NEVES
João das Neves é diretor e autor e durante doze anos criou espetáculos para o Grupo Opinião, um dos principais focos de resistência político-cultural das décadas de 1960 e 1970, onde escreve e monta O Último Carro, metáfora do Brasil em um trem desgovernado.
João das Neves é premiado com o Molière de melhor direção e Prêmio Brasília de melhor autor, ambos em 1976 e Prêmio Mambembe de melhor diretor, em 1977. No fim da década de 1980, muda-se para Rio Branco, onde, com atores amadores vindos de grupos de periferia, funda o Grupo Poronga. Realiza Tributo a Chico Mendes, peça baseada na história do líder dos seringueiros, assassinado por fazendeiros do Acre, em 1988, espetáculo apresentado nas principais capitais do Brasil. Em 1990, ganha Bolsa Vitae de Artes para pesquisar a história da Nação Kaxinawá, grupo indígena do Acre, que resulta no texto Yuraiá - O Rio do Nosso Corpo.
A carreira de João das Neves revela um diretor que busca, por meio do teatro, a reflexão sobre as contradições da sociedade brasileira. Na apresentação do texto Yuraiá - O Rio do Nosso Corpo, a crítica e ensaísta Ilka Marinho Zanotto, traça um perfil do artista: "João das Neves é um homem de teatro total. Como provam seus trabalhos anteriores, sua escritura cênica é sumamente original; compete a ele transformar em realidade as virtualidades de um texto que exige a recriação de um clima especialíssimo, no qual o espaço oscila entre a concretude de uma aldeia caxi e as paragens brumosas dos mitos imemoriais, e o tempo ziguezagueia entre presente e passado histórico e a atemporalidade das lendas e dos mitos.

SERVIÇO
PONTO DE CULTURA ARTE AOS QUATRO VENTOS
INSTITUTO RELIGARE
Rua: Souza Lima 300 1° andar
(11) 9241 9358 (Kavanji) e (11) 9852 7222 (Dudu)
E mail para inscrição com breve currículo e carta de intenção:
. ciapaulicea@gmail.com
a/c de Dudu Oliveira e Kavanji.

Nenhum comentário: