Instituto Religare iniciou suas atividades com o objetivo especifico de suprir uma demanda identificada ao longo de um processo de 15 anos de trabalho, para a inserção social e cultural de jovens que cumpriam medida sócio educativa. Partindo da experiência vivida com esse público, sobreveio a necessidade em dar continuidade ao trabalho após o cumprimento da medida. Criou-se assim, o Instituto Religare, um espaço para receber os jovens egressos e experiênciar com eles o fazer artístico e o viver em sociedade. Após alguns anos de vivência com o grupo inicial, partimos para a experiência de união com jovens de baixa renda que vinham de diversas comunidades, regiões de alto risco, em busca do fazer artístico. A experiência foi muito bem sucedida. Nosso grupo inicial tem hoje uma apropriação crítica e criativa dentro das atividades com eles desenvolvidas. Ganharam competência cultural e agem como multiplicadores. Hoje somos um centro de encontro, estudo e difusão da cultura, dando continuidade ao atendimento de nosso foco inicial.

RELIGARE - não implica credos, rituais ou instituições. Não implica fiéis e infiéis. Implica basicamente re-conectar-se, com a vida, com o mundo, com o todo. E com seu vizinho.


CURSOS E OFICINAS


 SÁBADO 12 DE MAIO 2012










11/02/2012
EXIBIÇÃO DO FILME AMISTAD DENTRO DO PROCESSO DA OFICINA DE TEATRO DE SÁBADO
Sinopse
O filme inaugural de Steven Spielberg para a DreamWorks Pictures, "AMISTAD", conta com um elenco de primeira linha liderado por Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou e Matthew McConaughey. Tendo sido aclamado por seu alto nível de realização e vigor, AMISTAD recebeu quatro indicações para o Oscar® da Academy Award; Melhor Ator Coadjuvante (Hopkins), Melhor Música, Melhor Indumentária e Melhor Cinematografia. Baseado em um evento real, este filme relata a incrível história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de origem. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravos são levados para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e são jogados em uma prisão à espera do seu destino. Uma empolgante batalha se inicia, o que capta o interesse de toda a nação e confronta os alicerces do sistema judiciário norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se simplesmente de uma luta pelos diretos básicos de toda a humanidade... liberdade.

DICAS


Open publication - Free publishing - More teatro










NO PONTO DE CULTURA ARTE AOS 4 VENTOS  INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE MARÇO INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A OFICINA VIVÊNCIAS COM ARTE - 1º Módulo Estão abertas inscrições para a oficina que será o rpimeiro passo do Projeto Vivências Com Arte! 2011. Essa oficina é gratuita! A oficina tem como foco estudar a hospitalidade através das práticas artísticas (teatro, dança, artes visuais, artes plásticas, música, artesanato, entre outras). São várias modalidades, técnicas, exercícios e referências que serão utilizadas, tudo em prol das possibilidades que a arte nos traz, do auto-conhecimento e repertório, e por fim, uma vivência! Aulas aos sábados das 9h às 12h. Início: 12 de março Término: 2 de julho Local: Instituto Religare - Rua Souza Lima, 300/ 1º andar, na Santa Cecília, (próximo do metrô Marechal Deodoro). Para se inscrever basta enviar um e-mail para vivenciascomarte@gmail.com com o título: "Inscrição Oficina Vivências", breve currículo e carta de interesse (contendo nome e telefone) e aguardar confirmação. Aguardamos sua inscrição!!!! SAIBA MAIS http://vivenciascomarte.blogspot.com EM BREVE INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS ABAXO (11) 3667-2820 - 3825-9036 - informe@religare.org.br OFICINA DE MÁSCARA NEUTRA - COMMEDIA D'ARTE
OFICINA DE INTRODUÇÃO A
MÁSCARA NEUTRA E A COMMEDIA DELL’ARTE
PROFESSOR – DUDU OLIVEIRA
A Comédia Dell arte é um estilo teatral que reinou por mais de 200 anos no ocidente e ainda hoje é considerado uma importante referência para o trabalho do ator-criador.
A OFICINA consiste em introduzir  teorias e práticas sobre os princípios da máscara neutra;  posturas, gestos e expressões corporais e vocais das máscaras mais populares deste estilo.
PUBLICO ALVO - Curso voltado para atores, bailarinos, professores e estudantes de artes em geral.
AULAS - 12 aulas práticas, às Sextas feiras, de 01 de abril  a 24 de Junho. São 12 aulas de 3 horas cada, totalizando 36 horas de curso.
BREVE CURRICULO
Ator e professor de teatro. Formado em artes cênicas pela Universidade Anhembi Morumbi, na qual foi também, integrante do núcleo de investigação a Comédia, coordenado por Débora Serritiello . Atuou nos espetáculos teatrais, “O Inspetor Geral” dirigido por Simone Boer e “O Anel de Magalão” Dirigido por Renata Zanetta com a coordenação em Commedia Dell’arte de Débora Serritiello. Dirigiu os espetáculos: “Histórias da Maloca” e “A Pedra do Meio Dia. Coordenou oficinas de teatro e comédia Dell arte, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
OFICINA DE SAPATEADO
OFICINA DE SAPATEADO AMERICANO
PROFESSOR: Wesley Vieira
A oficina de Sapateado Americano é inspirada na técnica da sapateadora Marchina e tem como referências os elementos teatrais. Além da base estrutural do Sapateado Americano, o aluno/participante exercitará outras técnicas relacionadas à dança como exercícios coreográficos e teatrais, e irá conhecer a História do Sapateado através de aulas teóricas e exibição de filmes e documentários.
Através da técnica do sapateado passaremos a incorporar conscientemente habilidades cênicas variadas necessárias nos espetáculos teatrais; além de melhorarmos nossa postura no dia-a-dia através da educação corporal.
AS AULAS serão aos sábados das 13h às 15h. Início: 02/abr/11, com duração de 3 meses
Breve Currículo
Wesley Vieira trabalha com teatro e dança há 12 anos.  Participou de espetáculos, dos quais se destacam: A Tela e A Cela de Gelson Tsonis, Num Lugar de La Mancha de Mário García-Guillen e direção de Valéria Di Pietro, Arlequinal de Mário de Andrade, direção de Valéria Di Pietro e a ópera El Nino Judio, direção de Mauro Wrona.  Participou do Grupo Tip Tap de Sapateado, Formando na faculdade Anhembi Morumbi, dando inicio a pesquisa sobre a “A Gênese do Movimento Teatral em São Paulo”; e sobre  conceito de hospitalidade,  sob a orientação de Luiz Octávio de Lima. Iniciou como dançarino e posteriormente como professor  no Grupo Tip Tap de Sapateado, dando continuidade aos estudos no Studio da Marchina. Estudou Cultura Popular Brasileira com Antônio Nóbrega e Rosane Almeida, no teatro Brincante. Participa do Instituto Religare desde 2001.
OFICINAS DE TEATRO NO PONTO DE CULTURA ARTE AOS 4 VENTOS EM BREVE NOVOS HORARIOS SERÃO ABERTOS AGUARDE
ABERTA INSCRIÇÕES PARA OFICINA GRATUÍTA DE TEATRO SÁBADOS DAS 9H/12H E QUARTAS FEIRAS DAS 19H/22H, INSCREVA-SE ATRAVÉS DO SITE WWW.RELIGARE.ORG.BR OU INFORME-SE ATRAVÉS DO E MAIL RELIGARE@RELIGARE.ORG.BR, OU AINDA FONE (11) 3825-9036 - 3667-2820